Por que resolvemos realizar este projeto?
Considerando o contexto atual e a necessidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita, é função primeira da escola promover momentos de estímulo à leitura, onde haja a interação entre texto e leitor. Sendo assim, é fundamental que a proposta pedagógica da escola contemple atividades de alfabetização e letramento favorecendo a construção do conhecimento.
Conforme proposta do Programa Pró-Letramento, do Ministério da Educação, a escola é, para muitos alunos, uma grande biblioteca. Isso porque, devido a condição socioeconômica de grande parte da população, o livro é um artigo de luxo que não faz parte do cotidiano, cabendo a escola oferecer a oportunidade de acesso e incentivar a leitura em todos os âmbitos (escolar e familiar, social e cultural).
Nossa escola está inserida em um contexto de grande vulnerabilidade social, em que a violência permeia as relações interpessoais. Consequentemente, a violência também é percebida no ambiente escolar, fazendo-se necessário promover intervenções que favoreçam a superação deste problema. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar
(CIPAVE) da escola Villa Lobos já vem propondo alternativas, promovendo uma cultura de paz. Um exemplo é a organização de recreios dirigidos, a partir da ressignificação da infância através de oficinas de brinquedos e brincadeiras. Sendo assim, a seleção do livro “Brincriar” de Dilan Camargo para nossa escola vem acrescentar significativo valor a um trabalho já iniciado, enriquecendo-o e contribuindo para o incentivo da leitura.
Conforme proposta do Programa Pró-Letramento, do Ministério da Educação, a escola é, para muitos alunos, uma grande biblioteca. Isso porque, devido a condição socioeconômica de grande parte da população, o livro é um artigo de luxo que não faz parte do cotidiano, cabendo a escola oferecer a oportunidade de acesso e incentivar a leitura em todos os âmbitos (escolar e familiar, social e cultural).
Nossa escola está inserida em um contexto de grande vulnerabilidade social, em que a violência permeia as relações interpessoais. Consequentemente, a violência também é percebida no ambiente escolar, fazendo-se necessário promover intervenções que favoreçam a superação deste problema. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar

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