Hora do conto

Relato da professora Arlete

Quero contar a experiência que tive hoje com os alunos do 1º Ano, turma da professora Rosana, na Hora do Conto. Foi meu primeiro contato com eles em relação ao Projeto "Passaporte da Leitura" e a obra do poeta Dilan Camargo - BRINCRIAR. Percebi que a professora Rosana já havia falado do autor e sua obra, pois uma de suas poesias (Brincriar) estava em um cartaz, assim como desenhos dos alunos. No primeiro momento resgatei com eles o que já conheciam do autor e da obra. Alguns sabiam o nome do poeta e sobre qual assunto ele trabalhou no livro. Mostrei novamente o livro e fomos diretamente à página do poema da mãe (não lembro o nome no momento). Li o poema e indaguei com eles se gostavam do colinho de mãe etc. Resgatamos canções que suas mães cantavam para eles. Brincamos de faz-de-conta: naquele momento eles eram a mãe e carregavam seus filhos no colo, que eram eles próprios. Fizeram então o bebê dormir, embalando eles, trocaram a fralda etc. Mudamos os personagens e eles voltaram a ser eles mesmos, mas pequenininhos, enquanto eu era a mãe. Cantei várias canções de ninar, acarinhando-os e no final distribui balas, pois o poema mencionava isso. Foi muito bom e percebi que gostaram, principalmente, da parte onde houve o carinho (cafuné na cabeça).

O segundo poema trabalhado foi reinterpretação da música Atirei um pau no Gato. Pedi se conheciam a música. A resposta foi afirmativa. Solicitei que cantassem! Mostrei então para os alunos a versão do poeta e criamos um pequeno debate. Aprendemos a cantar a nova versão da música em defesa dos animais, no caso o gato. Criança adora cantar e a profe também (hehehe).

O terceiro poema trabalhado foi o "Telefone sem Fio". Acharam muito engraçado!!! Em seguida brincamos de telefone sem Fio. Foi uma aula proveitosa, divertida e gratificante.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professora pelo seu relatório, essa prática é muito importante para o educador! Seria interessante ter estes registros em forma de um livro, é uma forma de incentivar mais educadores e educadoras ao ato de registar o fazer pedagógico!!! bjos à todos os envolvidos neste projeto!

Prof.Juliana Seabra
Rolim de Moura-RO